I Coríntios


I Coríntios

Autor:
Paulo. Autenticamente escrita pelo apostolo. Em estilo, linguagem e filosofia, a epístola pertence a Paulo.

Data:
A carta aos I Coríntios foi escrita em 55 d.C antes do Pentecostes.

Local:
O apóstolo Paulo escreveu a carta aos I Coríntios quando permanecia no fim de 3 anos de sua viagem missionária a Éfeso, antes do Pentecostes.

Tema:
Solução de problemas doutrinários e práticos da igreja em crescimento para o fortalecimento da igreja em Cristo ressurreto.

Propósito:
Propósito do apostolo ao escrever a carta em I Coríntios era de evidenciar a imaturidade espiritual da igreja. Instruí-la e restaura-la combatendo as divisões, imoralidades, litígios pagãos e abusos da ceia do senhor. Eliminar e distinguir elementos da redenção, esclarecendo sobre a verdadeira salvação e ressurreição dos santos.

Assunto:
A carta gira em torno dos problemas da prática cristã da igreja. Portanto, relaciona-se com a santificação progressiva, com o contínuo aperfeiçoamento da santidade e do caráter.

Resumo:
A carta consiste na resposta de Paulo aos problemas de uma igreja fraca e raquítica. Paulo inicia com instruções honestas, claras e objetivas para os problemas morais e teológicos incluindo o uso adequado de dons espirituais.
Com uma revelação Cristocentrica o apostolo traz inigualável oposição entre a cruz de cristo e todas as jactâncias humanas. Foram tratadas pelo monos 10 problemas na igreja de Coríntios: extravagâncias frenéticas na desculpa do exercício de dons espirituais, ingestão de alimentos oferecidos aos ídolos, uso do véu, sectarismo, incesto, processos, fornicação, divórcios, dissensões e Ceia do Senhor. Paulo termina concluindo a epístola invocando a necessidade do amor da diversidade e do auto-controle, esclarecendo ainda a verdadeira ressurreição dos mortos.

Bibliografia

NVI nova versão internacional
Editora vida.
Godon Chown
Edwin H. Palmer


Bíblia de Estudo Plenitude
Editora SBB (Sociedade Bíblica do Brasil)
Jack W. Hayford
Sam Middelbrook

Manual bíblico de Halley
Editora vida.
Henry H. Halley

Quem é quem na Bíblia Sagrada
Editora Vida
Paul Gardner

On line:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Novo_Testamento

Nenhum comentário

digite aqui seu comentario!

Tecnologia do Blogger.