Romanos


Autor:
Paulo. O escritor jamais deixou qualquer dúvida sobre sua autoria desde a igreja primitiva. O conteúdo é típico de Paulo e concorda plenamente com várias referências históricas conhecidos da vida do apóstolo.

Data:
A carta aos Romanos foi escrita em 56 d.C ou primavera de 57 d.C – É muito provável que Paulo exercia o ministério missionário em sua terceira viagem.

Local:
O apóstolo escreveu a carta aos Romanos quando estava em Corinto fazendo precisamente uma coleta para ajudar os cristãos necessitados de Jerusalém.

Tema:
A justiça de Deus no evangelho de Cristo para a salvação e justificação de toda a humanidade.

Propósito:
Paulo tinha pelo menos 3 propósitos ao escrever a carta aos Romanos:
1- Escreveu preparando o caminho para a visita iminente a Roma e para a missão pretendida na Espanha.
2- Apresentar o sistema básico da salvação a uma igreja que nunca antes tivera um apóstolo como doutrinador. Ao mesmo tempo apresentar uma declaração completa e ordenada dos princípios fundamentais do evangelho que pregava.
3- Explicar o plano global da redenção de Deus através de Cristo tanto para judeus quanto para gentios.

Assunto:
A historia é tratada em Romanos de formar a revelar inteiramente o plano redentor de Deus em Cristo. Jesus Cristo é o salvador, obedecendo a Deus perfeitamente e sendo nosso representante e substituto na Cruz do calvário.
A justiça de Deus é visivelmente exposta em Romanos como a maior revelação doutrinaria da bíblia, repleto de temas da redenção contendo ensinamentos constantes da magnificiência de Deus e da sua Graça.

Resumo:
É feito pelo autor um retrospecto do estado espiritual da toda a humanidade.
Também é determinado à condição da salvação da humanidade através do uso da fé. Pois através da fé é que se pode ser liberto do pecado, da lei e por fim da morte. Conclui-se que judeus e gentios, igualmente são pecadores e precisam da salvação em cristo. Salvação esta outorgada por Deus mediante o plano da redenção por Jesus Cristo e sua obra consumada na Cruz.
A carta termina com um apelo aos leitores para que ponham em prática a fé cristã. Todo esse apelo é feito de forma aprofundada, ordenada e totalmente aplicativo no cotidiano moderno, em aplicações no presente e no futuro concernentes ao evangelho pleno.

Bibliografia

NVI nova versão internacional
Editora vida.
Godon Chown
Edwin H. Palmer


Bíblia de Estudo Plenitude
Editora SBB (Sociedade Bíblica do Brasil)
Jack W. Hayford
Sam Middelbrook

Manual bíblico de Halley
Editora vida.
Henry H. Halley

Quem é quem na Bíblia Sagrada
Editora Vida
Paul Gardner

On line:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Novo_Testamento

Um comentário:

digite aqui seu comentario!

Tecnologia do Blogger.